• INTERLED

Nossa história - O fundador

Atualizado: 24 de jan.


Wanderley Fernandes, nascido em 1948, paulistano, de família muito humilde da Vila Maria, jogava basquete no Corinthians e Vôlei no Clube de Regatas Tietê. Apaixonado pela família, era casado e pai de 3 filhos.


Sua vida profissional foi coroada desde 1979 como o idealizador e fundador da Intertek e fundador e sócio da Interled desde 1995.


Faleceu recentemente, nos deixando com muita saudade, em 25 de abril de 2021, aos 73 anos de idade.



Trajetória se mistura com a história da eletrônica


Um dos pioneiros no segmento em todo país, sua biografia se mistura com a história da eletrônica e dos componentes eletrônicos no Brasil.


Uma boa conversa com ele se tornava uma aula de história do mercado. Generosamente compartilhava todas as suas memórias, experiências, lembranças e episódios curiosos com todos que conhecia.


Podemos simplificar e dizer que ele tinha muito conhecimento e experiência nesse assunto, mas seria apenas um jeito frio e humilde de dizer tudo que ele acumulava ao longo do tempo. Era muito mais que isso. Foi uma vida de dedicação e empenho ao setor.



Carreira


Começou sua carreira em 1969, na Ibrape (que futuramente seria a Philips), na área de cinescópios para TVs.


Ainda na Ibrape, migrou para a área de produtos profissionais, principalmente no segmento de áudio. Após muitos anos na empresa, foi transferido para a área técnica, que apesar de não ser sua principal formação, atuava com maestria.


No entanto, sua paixão e interesse estava na área comercial. Por isso, não tardou em sugerir uma estrutura de vendas e administração para companhia, que depois viria a ser motivo de seu sucesso.


Nesta época foi sondado para trabalhar e iniciar uma fábrica de capacitores na Elebra. O projeto não aconteceu devido a um desacordo comercial com a Plessey, na Inglaterra, que desistiu da venda da fábrica na última hora.


Mesmo assim, ficou por nove meses na Elebra, quando foi convidado para migrar para uma área técnica. Wanderley, por instinto profissional, optou em procurar uma colocação na área comercial, que culminou com uma proposta que mudaria a sua vida.


A Datatronix, uma distribuidora de componentes, precisava de alguém para impulsionar e reestruturar a área comercial de componentes eletrônicos. Ele aceitou o desafio e transformou a distribuidora na maior do mercado.


Em menos de 2 anos a empresa já era referência e a gigante do mercado, com novas linhas e uma estrutura de administração de vendas que viria a ser copiada em diversos players do setor.


A Intertek


Foi em 1979 que esta experiência de sucesso deu origem a Intertek.


Juntamente com Igo Salaru e Carlos Alberto Casagrande, Wanderley saiu da Datatronix para montar sua empresa, a Intertek Componentes Eletrônicos Ltda.




Expansão e prêmios


A Intertek cresceu, se tornou uma das maiores do mercado nacional.


Ganhou importantes prêmios, como o de Maior Distribuidora Mundial da Raychem, na área de Proteção de Circuitos. Recebeu a premiação em San Francisco, na Califórnia, e batendo gigantes como Arrow, TTI e Future.


Talvez uma das grandes realizações de Wanderley foi ter sido convidado por Bill Hewlett para inauguração do prédio da HP em Alphaville. Hewlett foi o fundador da Hewlett Packard Company, protagonista de uma linda história nascida na Universidade de Stanford.


Sempre com linhas de produtos de alta qualidade, a Intertek se consolidou no mercado, e com isso novas oportunidades de negócio foram surgindo.


Da esquerda para a direita- Sr Ken Hirano (CEO-JRC) , Vicente Scopacasa (Ger. Vendas Intertek) , Sr. Mirabella (Dir Comercial JRC) e Wanderley Fernandes (CEO Intertek)


Os beepers


Em 1995, iniciou uma nova operação na distribuição de pagers, os populares "beepers" da Motorola, que deu origem a empresa Interpager, que hoje se chama Interled.


Em sociedade com seu filho mais velho, Ricardo Helmlinger Fernandes, ainda estudante de engenharia na época, a Interpager Eletrônica já no primeiro ano de atividade se tornou a maior distribuidora de beepers Motorola no Brasil.


Mais pioneirismo para história


Em seguida a empresa se tornou o primeiro Service Center Autorizado de Pagers, atendendo operadoras como Mobitel, Conectel, PageNet, Access, Directel entre outras.


Ainda na fase de Telecom, se transformou no primeiro Service Center Autorizado Motorola a integrar as divisões de Pagers, Celulares e Rádios, sendo inclusive premiada em todos os anos de atuação nesse mercado.


Mudança de perfil da empresa


Com a mudança do perfil do mercado, que migrou para aparelhos baratos e "quase" descartáveis, a empresa teve a difícil tarefa de mudar de segmento.


O movimento natural foi atuar na área de distribuição de componentes, sem competir com a Intertek, e sim se especializando no mercado de LEDs e produtos voltados à economia de energia e sustentabilidade.


Esta mudança de perfil, ocorrida em 2004, se mostrou ser uma decisão acertada até os dias de hoje.


Após alguns anos, a Interled acabou assumindo algumas das linhas da Intertek, que se somou a outras como a Seoul Semiconductors, TDK (hoje Silergy), Central Semi e Mitsubishi, além de outras que faziam parte do portfólio da empresa na época.


Assim, consolidou -se as operações numa única empresa, que atua até hoje no mercado sob o nome Interled.


Wanderley era antes de mais nada, um empresário e comerciante de grande visão, mas sua principal característica e virtude era de ser um homem de princípios e caráter inabaláveis.

Conceitos que são a base fundamental de nossa empresa até hoje, e direcionam todos os negócios da empresa.


Esse legado, essa história, nos traz muito orgulho e inspiração. Faz com que nosso objetivo em tornar a empresa ainda maior, sem perder sua essência, seja uma missão que faz nossos dias ainda mais desafiadores, e ao mesmo tempo mais prazerosos, pois daremos continuidade numa história que deveria servir de exemplo a todo empreendedor desse país.


Continuar escrevendo essa história e construir esse legado é nossa responsabilidade e nossa inspiração.


Não ter mais sua presença diária, nossa maior saudade.